16/06/2011

História da Moda - JEANS

Boa tarde, hoje irei postar um pouco sobre a história da moda JEANS.


O jeans surgiu no século XIX, em 1853, na época da febre do ouro nas minas da zona oeste dos Estados Unidos. Diante das queixas dos mineradores, que eram obrigados a substituir freqüentemente suas roupas devido ao desgaste, um jovem comerciante de San Francisco (Califórnia) chamado Levy Strauss teve a idéia de criar uma calça mais resistente para o trabalho nas minas de ouro. 

Os primeiros jeans foram confeccionados com uma tela grossa utilizada em toldos para cobrir carroças. Logo a “tela” de lona foi substituída por uma sarja de algodão. Strauss incorporou rebites nas peças. Estava criado o jeans básico, para o uso no dia-a-dia!

A partir de então, cada vez mais os trabalhadores aderiram ao jeans para exercer suas tarefas mais árduas e de exigência física. 

Entretanto, o jeans só passou a ser utilizado no dia-a-dia, em pleno século XX. Mas foi em 1935 que a Levi’s® criou as primeiras blue jeans especialmente para as mulheres. Na década de 50 as peças conquistaram definitivamente os Estados Unidos e, em 1961, foram expostas em Paris. 

Na década de 70 Calvin Klein causou polêmica ao utilizar o jeans pela primeira vez em um desfile de moda. A partir daí o jeans conquistou o mundo e hoje é usado por pessoas de todas as idades e em todos os estilos. O jeans básico ou até mesmo com aplicações de pedrarias, cristais, bordados e rendas, cai bem em qualquer situação, sem contar que combina com tudo.

Segue abaixo as primeiras calças confeccionadas

Logo depois dessa grande descoberta e criação, foi a vez dos cinemas exibirem nos figurinos 
dos personagens...
Aí então foi a vez de James Dean  aparecer nas telonas usando seu Jeans...

Ao vestir as calças na telona, popularizou o material e transformou o denim em símbolo de rebeldia. Foi até proibido por algumas escolas.  Foi assim que a onda das calças jeans explodiu por toda a América, e hoje em dia veste todas as classes, gêneros, idades, ideologia, religião… e ainda representa igualdade. 
Afinal, todo mundo ama um jeans, e pode ter um, independente de sua classe social.

Hoje o jeans se tornou um coringa, ele transmite
CONFORTO, TENDÊNCIAS, MODA E SOFISTICAÇÃO.

Em maio, o famoso jeans completou seus 138 anos de existência.
(A PARTIR DO DIA QUE ELE FOI PATENTEADO)

Bom, pessoal é isso aí...
Fiz uma pesquisa de campo sobre a 
PRINCIPAL MATÉRIA-PRIMA DE MINHAS CRIAÇÕES.

Abraço a todos...

By Mari Ferraz




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...